Mensagem da Presidente

É com entusiasmo que venho dar-vos conta da recente constituição da Associação Portuguesa de Trombose e Hemostase (APTH), na qualidade de sua Presidente. Este projecto, cuja falta constituía uma lacuna no seio das Sociedades Científicas em Portugal, tem como objecto de estudo uma área científica de interesse transversal a várias áreas das Ciências da Saúde e especialidades médicas.

A Trombose e Hemostase é considerada uma área nobre da Medicina, detentora de um manancial de ampla riqueza no terreno clínico e de investigação a nível internacional. Nenhuma outra disciplina médica engloba tantos sistemas de órgãos diferentes e afecta doentes de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos, mulheres e homens. A investigação e o ensino interdisciplinares neste campo são, pois, indispensáveis para melhorar a saúde da nossa população. E estas características transformam-na numa disciplina médica indispensável e transversal,  que encontra já em Portugal profissionais de renome científico, e em que para o seu conhecimento é necessária a colaboração e interacção entre cientistas de várias disciplinas.

A APTH surge, pois, num contexto científico de quase necessidade-urgente e tem como objectivo a investigação e inovação em Trombose e Hemostase; o estímulo do avanço científico na compreensão, prevenção, diagnóstico e tratamento de condições relacionadas com Trombose e Hemostase; bem como, o impulso de descobertas científicas e práticas clínicas transformadoras, o desenvolvimento de jovens profissionais, a formação de médicos, cientistas e profissionais de saúde aliados e de toda a vasta comunidade científica que acredita que nada pode ser mais entusiasmante do que este domínio médico. Convidamo-vos a difundir esta informação com a expectativa de podermos contar com mais associados.

Luciana Gonçalves